Design & Decoração

 

Porque a ciência das cores – Elas dizem muito do que somos?

28064699_s

O fato é que as cores são fundamentais porque compõem uma harmonia, seja através das roupas que vestimos, os móveis de nossa casa e até a cor dela.

E cada cor expressa algum aspecto sobre a nossa vida, e as cores em determinas situações são utilizada como fins terapêuticos. A cromoterapia é a ciência que estuda as cores. Neste sentido, a escolha delas é indicada para pacientes que pretendem aliviar sintomas, causas emocionais ou físicas.

Resultado de imagem para influência psicológica. png

Quando se fala em cor um dos assuntos mais procurados é sobre a simbologia das cores e sobre sua influência psicológica.


A psicologia das cores é um estudo que contribui para que possamos interpretar como as cores afetam emoções e aguçam os sentidos de quem as percebe.


Consequentemente, é importante aprender a usar o significado de tal elemento favoravelmente para a transmissão de informações.

2017-15-6--20-35-12

 

Harmonia das cores


Resultado de imagem para harmonia das cores png

Cores harmoniosas são aquelas que funcionam bem em conjunto ou justapostas, produzindo um esquema de cores atraente.

O círculo cromático ou círculo de cores pode ser utilizado de forma a ajudar na escolha das cores e combinações harmônicas. Para trabalhar bem as harmonias é aconselhável conhecer alguns termos relacionados com a teoria das cores.

Imagem relacionada

 

A teoria das cores no Design de Interiores


Branco

Resultado de imagem para ambiente parede Branco png

O branco reflete paz, pureza, calma, inocência e dignidade. É uma cor suave, e tem o poder de tornar um ambiente pequeno visualmente maior. Por ser composto por todas as cores o branco reflete a luz, e é uma alternativa excelente para ambientes com pouca luminosidade.

Preto

Resultado de imagem para ambiente paredePreto  png

Essa cor, se utilizada de forma coerente, é ideal para compor ambientes nobres, luxuosos e clássicos. A cor preta pode até tornar-se alegre e expressiva, e quando combinada corretamente com outras cores pode até realçá-las. Não há muito tempo que os Designers “descobriram” que a cor preta responde muito bem aos ambientes de trabalho, comerciais e até mesmo residenciais, quando modernos e sofisticados. Não é à toa que o preto em Design de Interiores remete a poder, responsabilidade e imponência.

Cinza

Resultado de imagem para ambiente parede cinza png

Por ser uma cor neutra, o cinza quando usado sozinho remete a tristeza, angústia e desânimo. Porém, o cinza possui o poder de realçar com perfeição as outras cores. Responde muito bem quando combinado com cores fortes e vibrantes, como o roxo, o verde e o amarelo limão. Essas combinações e tantas outras harmonias com o cinza remetem a sabedoria, requinte e sensatez.

Vermelho

Imagem relacionada
O vermelho é uma das cores mais ecléticas e vibrantes em harmonia de interiores. Força, vitalidade, sensualidade, paixão e calor são o que o vermelho representa. Em móveis e objetos, o vermelho possui o poder de realçar formas, e isso se deve ao fato de ser uma cor com muita força e peso visual.

Em ambientes residenciais o vermelho também faz sucesso. Usado nos quartos certamente vai torná-los mais estimulantes. Em salas, pode ser combinado com outros tons neutros, como os brancos, bege e cinzas. Mas tome muito cuidado com a escola do tons de vermelhos, por que tem ambientes que dependendo da tonalidade do vermelho, fica um ambiente super agitado.

Laranja

Resultado de imagem para ambiente parede laranja png

Quase tão vibrante quanto o vermelho, os tons laranja exalam prazer, êxtase, luminosidade, e lembram o próprio flamejar do fogo. Representa o calor, luz, festa e euforia. Por esse motivo é uma cor excelente para ambientes comerciais, tais como lojas despojadas, lanchonetes e restaurantes.

O laranja promove a criatividade, conforto, alegria e expressividade. Comunicação, movimento e iniciativa geralmente são elementos dessa cor, posto que o laranja energiza o corpo e ajuda nos processos de assimilação e distribuição. Por promover toda essa energia, o laranja não é adequado para pessoas facilmente irritáveis ou estressadas.

Amarelo

Resultado de imagem para ambiente parede rosa amarelado sem direitos autorais
Associada à própria luz solar, o amarelo representa a energia, alegria, verão, é a cor da luz, a cor mais luminosa do circulo cromático. Assim como o vermelho, o amarelo possui a capacidade de realçar as formas de objetos e móveis em um ambiente, devido à sua grande capacidade de expansão.

O uso dessa cor em halls, corredores e lugares com pouca iluminação é interessante, pois além de iluminar, o amarelo também propicia a sensação de expansão do espaço. Essa cor é associada ao intelecto, às ideias e à inquirição mental, e não é a toa que muitos adotam o amarelo para “fazer as vezes” em seu escritório particular. Apesar de vibrante, o amarelo é capaz de transmitir sensações variadas de bem-estar, esperança e o sentimento de que tudo correrá bem. Outras sensações obtidas pelo amarelo estão relacionadas ao brilho, jovialidade e alegria.

Verde

Imagem relacionada

O verde é uma cor muito bem-vinda a ambientes e regiões quentes. Essa cor reflete frescor, calma, serenidade, estabilidade, saúde e bem estar. Com facilidade os ambientes em tons verdes promovem o equilíbrio mental, a harmonia, e sensação de repouso e relaxamento. Essa cor atenua as emoções, facilita o raciocínio correto e amplia a consciência e compreensão. O verde é a própria imagem da segurança, proteção e aconchego que muitos almejam criar em um ambiente.

Azul

Imagem relacionada

O azul remete ao frio, ao mar, ao céu, e produz sentimentos como a paz, a serenidade e harmonia. Assim como o verde, o azul transmite frescor e serenidade, porém com um dinamismo maior que o verde. O azul transmite confiança, respeito, tranquilidade e sofisticação e por fazer parte do espectro frio, por sua quietude e confiança, promove a devoção e a fé. O azul é uma cor popular associada ao dever, à beleza e à habilidade.

Roxo / Violeta
Resultado de imagem para ambiente parede roxo sem direitos autorais
Tonalidades roxas, violetas e lilases são a figura clara de fantasia, mistério, espiritualidade, sonho, misticismo e ao mesmo tempo, delicadeza. Dependendo da tonalidade, pode criar também ambientes calmos e serenos. Dons artísticos, tolerância e consideração estão associados às cores, roxa e violeta.

Bege

Imagem relacionada

Os tons beges (ou pastéis) são o grande coringa dos projetos de Design de Interiores. Usado para equilibrar e também compor com maestria, os tons neutros como beges e crus sempre são bem-vindos em composições sóbrias e clássicas, e jamais saem de moda.

Uma grande vantagem dos tons neutros também é que dificilmente alguém irá “enjoar” de um projeto com esses tons. Beleza, nobreza, sofisticação e tradição são algumas sensações transmitidas por essa cor admirável.

Marrom
Resultado de imagem para ambiente parede marrom sem direitos autorais
Assim como as matizes beges, o marrom proporciona a sensação de que tudo é permanente, sólido e seguro. É a cor da estabilidade, principalmente quando usada nos móveis e adereços. A cor marrom também aceita combinações com cores opostas e contrastantes.

Rosa / Pink / Magenta

Imagem relacionada

Tons rosa, desde os mais claros aos mais intensos, jamais passam despercebidos em uma composição de design. Há muito tempo rotulada como uma cor estritamente feminina e delicada, os tons rosa, pink e magenta ganharam forças no mundo do design, graças a descobertas de novas combinações e usos. Independente do tom, os rosados expressam delicadeza, afetividade, calor e energia.

Rosas amarelados (conhecidos como “rosa antigo”) entram na categoria de tons pastéis, e figuram muito bem ao lado de tons escuros e pesados, como o azul marinho ou marrom café.

Resultado de imagem para ambiente parede rosa amarelado sem direitos autorais

Rosas derivados da simples mistura de branco com vermelho são clássicos na decoração de quartos de meninas. Se misturado a outras cores, como o verde cítrico, por exemplo, traz um ar de alegria e frescor, e ainda sai da linha do monótono e previsível.

 

Imagem relacionada

TENDÊNCIAS DE DECORAÇÃO E DESIGN

 

Inspire-se nas maiores tendências de decoração de interiores que lhe propomos de ar fresco à sua casa.

Azulejos Geométricos

Resultado de imagem para azulejos geométricos 2017na decoração

Os azulejos geométricos são uma das maiores tendências na decoração atualmente, pois adicionam instantaneamente um toque de cor e design a um espaço pequeno. Pode optar pelo clássico padrão quadriculado ou por um moderno padrão gráfico e combiná-lo com tons e materiais neutros, tais como mármore ou móveis brancos, o que irá dar uma estética simultaneamente requintada e criativa ao espaço.

Fios Escondidos

Imagem relacionada

De forma é essencial esconder os fios elétricos, que muitas vezes representam um empecilho não só físico como estético. Por forma a não tropeçar no emaranhado de fios que tão facilmente se formam com toda a tecnologia que nos rodeia constantemente, esconda-os e crie um ambiente não só mais confortável, como bonito.

Almofadas Estampadas

Imagem relacionada

As almofadas estampadas ajudam a dar um toque divertido à decoração. De certeza que estas vão ajudar a dar um ambiente mais interessante à divisão. Também pode misturar mais do que um padrão, assim como diferentes tecidos, para criar uma estética ainda mais interessante.

Espaços Otimizados em Casa

Resultado de imagem para Espaços otimizados em casa na decoração

Otimizar os espaços da sua habitação pode ser uma forma de tornar mais ampla uma divisão pequena ou de dar um toque de renovação à sua casa. É uma forma de organizar o espaço. Poupar espaço e a tornar invisível esse elemento menos estético.

Tons de Cinza

Imagem relacionada

O cinzento é o novo preto, pois substitui este enquanto neutro mais escuro, mas com outra suavidade. As paredes em tons escuros como o cinzento são bonitas e dão destaque especial ao ambiente. Além disso, esta cor pode ser combinada com quase tudo.

Essas foram algumas tendências 2017 de Decoração e Design.

Curta, compartilhe e deixe seu like!

Imagem relacionada

 

Anúncios
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close